Desde criança, a nossa Colaboradora Vânia Banze sempre demonstrou uma notável aptidão para as ciências exactas, mesmo inserida num contexto onde o potencial feminino para essas áreas era frequentemente subestimado. A sua tia, a primeira mulher que conheceu a trabalhar na área de Informática, foi a sua primeira grande inspiração no empoderamento feminino nas ciências.
Após concluir o ensino secundário em Eswatini e o ensino superior na África do Sul, onde se formou em Informática pela Universidade de Cape Town, Vânia iniciou a sua trajectória profissional no programa de graduados da Shell and Energy South Africa. Com empenho e dedicação, ela rapidamente alcançou a posição de gestora de projectos.
Impulsionada pelo desejo de estar mais próxima à família e ao país onde nasceu, Vânia decidiu retornar a Moçambique e recomeçar. “Tomar essa decisão não foi fácil, mas deixei-me guiar pela minha fé e transformei o impossível em realidade. Afinal, o impossível acontece todos os dias, e essa é uma frase que me inspira profundamente”.
De volta a Moçambique, Vânia construiu uma carreira notável na área de Segurança de Informação, actuando no sector financeiro e de telecomunicações. Este recomeço permitiu-lhe conectar-se ao mundo Vodacom e aceder às plataformas educacionais oferecidas pela empresa, que abrangem não apenas as competências técnicas, mas também temas como liderança e desenvolvimento pessoal. “Participei de cursos que me ajudaram a aprofundar os meus conhecimentos na área em que actuo, e mais importante, permitiram-me descobrir novas formas de aprimorar a minha actuação. Isso ajudou-me a tornar-me uma profissional mais qualificada e uma colega mais conectada, além de me proporcionar um crescimento pessoal significativo”.
Para além disso, Vânia começou a dedicar-se mais à sua saúde mental e física através do suporte disponibilizado pela Vodacom por meio do ICAS; do Spirit Day, um dia na empresa dedicado ao desenvolvimento pessoal, à conexão e ao bem-estar; e de um ginásio para uso de todos os Colaboradores.
Na Vodacom, ela é responsável por garantir que a empresa identifique e mitigue riscos relacionados às informações dos clientes, assegurando que os serviços sejam prestados de maneira justa, íntegra e responsável. Graças ao esforço da equipa da qual faz parte, os clientes da Vodacom podem se conectar com segurança, seja para fins de estudo, trabalho ou lazer.
Para Vânia, “a segurança pode não ser visível, mas é a base de tudo”. Com o aumento do uso das tecnologias, a cibersegurança tornou-se fundamental para salvaguardar conexões seguras e protegidas. Entre as suas conquistas na Vodacom destacam-se, o lançamento do Portal de Políticas, que promove transparência e capacita os colaboradores a tomarem decisões éticas e responsáveis; a implementação do Portal de Dispensa de Políticas, que oferece flexibilidade nas práticas de segurança sem comprometer a protecção dos dados; e a condução de uma campanha nas redes sociais para sensibilização sobre a cibersegurança aos clientes.
Vânia Banze trabalha para deixar um legado profissional que passa por uma Vodacom, um Moçambique e um mundo com informação mais segura, para que as pessoas possam usufruir das tecnologias de forma mais consciente, e livre dos riscos do ambiente digital.