Seguro de Vida (Funeral)
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O Seguro de Funeral é o produto que busca oferecer um benefício de cobertura para funeral a todos os Clientes do M-Pesa. Este serviço é oferecido em parceria com a Sanlam Vida, uma das maiores provedoras de Seguros de Vida em Moçambique. O M-Pesa actua como parceiro técnico e de distribuição enquanto a Sanlam supervisionará todos os riscos e os pagamentos de cobertura.

 

Vantagens

 

• Cobertura de seguro acessível, conveniente e simples.
• Tratamento rápido de reclamações através do assistente automático (Robô) do WhatsApp.
• Cobertura garantida num pagamento único para funerais.
Seguro digital

 

Público alvo

 

• Todos os Clientes no Nível 2 (Tier 2) com idades entre 18 anos e 70 anos.
• Clientes com nacionalidade moçambicana e que tenham fornecido as informações necessárias:
• Nome completo, número de identificação, gênero, nacionalidade, data de nascimento.

 

Periodo de espera

 

• Morte por Causas Naturais - Possui um período de espera de 3 meses (90 dias).
• Morte por Acidente - Sem período de espera.
• Suicídio - Período de espera de 3 meses.
• Morte por Doença - Período de espera de 3 meses.

 

Quanto custa?

 

O seguro de funeral está disponível em 3 planos que podem ser pagos mensalmente ou por qualquer período que o cliente escolher:

  • 7.35MT/mês e o valor a receber é de 3.500MT
  • 14.71MT/mês e o valor a receber é de 7.000MT
  • 29.42MT/mês e o valor a receber é de 14.000MT

 

Como aderir?


• Digita *150#
• Selecciona a Opção "7. Seguros M-Pesa"
• Digita o teu PIN M-Pesa
• Aceita os Termos e Condições
• Segue os passos

 

Como adicionar Beneficiário?


É obrigatório adicionar um Beneficiário e isso pode ser feito automaticamente.
Como adicionar um Beneficiário:
• Digita *150# após activar a apólice
• Digita o teu PIN M-Pesa
• Digita o número de telefone do Beneficiário (MSISDN)
• Confirma os dados do Beneficiário
• Escolhe se desejas ou não notificar o Beneficiário.

 

Perguntas Frequentes

 

1. A que se refere o montante da cobertura do seguro? Como decidir o valor da cobertura do Seguro de Funeral?
O montante da cobertura do seguro é o valor pago pela seguradora após a ocorrência de um sinistro. No caso do Seguro de Funeral, esse valor é destinado a cobrir despesas do enterro.
Podes decidir o montante da cobertura com base em dois factores principais:
a. O valor do prémio mensal que consegues pagar. Existem três planos disponíveis.
b. Os custos de um funeral digno na tua família, para escolheres um plano que cubra totalmente ou parcialmente essas despesas.
 

2. Qual é a cobertura de seguro ideal para a minha família?
A cobertura do seguro deve ser suficiente para pagar uma despedida digna, de acordo com o que a tua família considera adequado.


3. Posso comprar duas coberturas de seguro?
Sim, podes. No entanto, cada uma deve estar associada a um cartão SIM diferente, registado em teu nome.


4. A partir de que idade posso subscrever o seguro?
Podes subscrever o seguro dos 18 aos 70 anos de idade.


5. Posso subscrever o seguro para os meus filhos com menos de 18 anos?
Actualmente, o M-Pesa não permite adicionar filhos menores de 18 anos à tua conta. Assim que essa funcionalidade estiver disponível, poderás subscrevê-los ao seguro.


6. Posso comprar um seguro para os meus pais com mais de 65 anos?
Actualmente, o M-Pesa não permite comprar um seguro para a tua família. No entanto, quando essa opção estiver disponível, poderás adquirir uma cobertura para os teus pais até aos 85 anos. Eles também podem comprar um seguro directamente através das suas carteiras M-Pesa, mas o limite de idade para o
auto-seguro é de 70 anos.


7. Com que frequência tenho de pagar o seguro?
O seguro M-Pesa é uma apólice anual com pagamento flexível. Podes pagar mensalmente ou adiantar vários meses de uma só vez. Consulta a folha de prémios para ver as opções disponíveis.


8. Posso pagar o seguro mensalmente ou trimestralmente se não puder pagar tudo de uma vez?
Sim. Depois de activares a apólice, há um período de espera de 3 meses. Se cancelares e te inscreveres novamente, esse período de espera será reiniciado. Caso a tua apólice caduque por falta de pagamento durante mais de 60 dias, ela será cancelada automaticamente, e ao subscreveres uma nova, terás de
cumprir novamente o período de espera de 3 meses antes de obter a cobertura.


10. Que documentos são necessários para subscrever o seguro?
Podes usar qualquer documento oficial emitido pelo governo que contenha as seguintes informações:
• Nome completo;
• Número de identificação;
• Género;
• Data de nascimento;
• Cidadania Moçambicana.


11. O que acontece ao dinheiro que paguei se não houver um pedido de indemnização durante o ano?
O valor que pagas garante a tua cobertura em caso de sinistro após o período de carência. Se não fizeres nenhum pedido de indemnização, o montante pago será utilizado para cobrir as indemnizações de outras pessoas. Como os prémios são baixos, eles são somados para ajudar quem precisa ao longo do ano. Não há reembolso caso não haja sinistro.


12. Oferecem algum desconto na renovação do seguro?
Não, infelizmente, pois os nossos prémios já são muito acessíveis e entre os mais baixos do país.


13. Existe desconto para grupos se todos quisermos adquirir o seguro?
Actualmente, não oferecemos cobertura para grupos, e as apólices individuais não têm desconto. No entanto, estamos a desenvolver uma opção de seguro de grupo e informaremos assim que estiver disponível.


14. Este seguro permite obter receitas de vencimento?
Não. Ao contrário do seguro a prazo, o Seguro de Funeral M-Pesa é um seguro de despesas finais, com um prémio fixo mais baixo e cobertura específica. Se não houver sinistro durante o ano, não há qualquer valorde vencimento.


15. Se o segurado falecer fora do país, a cobertura ainda é válida?
Sim, desde que os prémios estejam em dia, a pessoa nomeada receberá o montante assegurado. No entanto, a apólice perde validade para quem permanecer fora de Moçambique por mais de 6 meses.


16. Posso subscrever várias apólices de seguro para a mesma pessoa?
Sim, podes adquirir várias apólices em diferentes cartões SIM, mas há limites estabelecidos pela entidade reguladora.


17. Quanto tempo leva para a família receber o montante do seguro?
Cerca de 48 horas após a submissão e aprovação da documentação completa pelo M-Pesa.
 


18. Qual é o processo de inscrição no seguro?
Precisas de um cartão SIM da Vodacom com uma conta M-Pesa activa e dados actualizados. Certifica-te de que tens entre 7,35MT e 30MT para pagar um dos planos. Para te inscreveres, marca 150#, escolhe a opção 7 (Seguro), introduz o teu PIN, aceita os termos e segue os passos indicados.


19. Posso adquirir este seguro directamente na aplicação M-Pesa? Como?
Actualmente, o Seguro Funeral está disponível apenas via USSD. Para aderir, marca 150# e selecciona a opção 7 (Seguro).


20. Posso subscrever o seguro utilizando um telemóvel básico/USSD? Como?
Sim, basta marcar 150# e seleccionar a opção 7 (Seguro). O serviço funciona em qualquer telemóvel.


21. Qual é o rácio de regularização de sinistros para este produto?
Resolvemos todos os sinistros e auxiliamos os clientes na submissão da documentação necessária. Até à data, não rejeitámos nenhuma reclamação genuína.


22. Que garantias tenho de que o crédito será pago em caso de infortúnio?
O pagamento do sinistro está garantido no contrato celebrado no momento da adesão ao serviço.
Desde que os teus prémios estejam em dia e a documentação completa seja apresentada, o sinistro será processado sem impedimentos. Honramos todos os compromissos com os nossos clientes.


23. Este seguro cobre tanto morte natural como morte por acidente?
Sim, o seguro cobre ambos os casos. A morte por acidente não tem período de espera.


24. Que formalidades devem ser cumpridas para reclamar o seguro em caso de morte por acidente? 

O pedido de indemnização por morte por acidente segue o mesmo procedimento que o de morte natural, mas sem período de espera. Além da certidão de óbito, é necessário apresentar um relatório da polícia sobre o acidente ou um atestado médico que confirme a causa do falecimento.


25. Este produto é aprovado pela entidade reguladora?
Sim, pelo Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM).


26. O que acontece ao seguro se eu fechar a minha conta M-Pesa?
O encerramento da conta M-Pesa cancela o acesso à tua apólice. No entanto, se o seguro tiver sido pago antecipadamente, permanecerá activo pelo período coberto, e o beneficiário ainda poderá reclamar a indemnização.
 


27. O que acontece ao seguro se eu tiver um pagamento em atraso do empréstimo M-Pesa?
A tua conta de empréstimo e a tua conta de seguro são independentes, ou seja, uma não afecta a
outra. O pagamento do empréstimo não pode ser deduzido da cobertura do seguro.


28. O que acontece ao seguro se eu perder o meu telemóvel?
Deves comunicar rapidamente o incidente à polícia e apresentar o relatório ao M-Pesa para bloquear a tua conta. Em caso de sinistro, o beneficiário ainda pode fazer a reclamação, desde que os prémios estejam em dia durante o período de bloqueio.


29. Posso subscrever um seguro para outra pessoa que não tenha conta M-Pesa activa?
Actualmente, a subscrição do seguro só é permitida para titulares de contas M-Pesa activas.


30. Posso pagar o seguro de outra pessoa directamente a partir do meu M-Pesa?
Actualmente, isso não é possível, mas estamos a desenvolver essa funcionalidade e estará disponível em breve.


31. O que acontece se eu falhar o pagamento do seguro durante um mês?
Deves regularizar o pagamento o mais rápido possível. Se não pagares durante 60 dias, a tua apólice será desactivada.


32. Posso fazer txuna para pagar o seguro?
Embora seja possível, não é aconselhável. O ideal é escolher um plano que consigas pagar sem recorrer a crédito, para evitar custos adicionais.


33. O que o Seguro de Funeral cobre?
O Seguro de Funeral M-Pesa é um produto de despesas finais que fornece um montante em dinheiro para apoiar nos custos do enterro do segurado. O valor é pago à família, que pode decidir como utilizá-lo.


34. Se o seguro de funeral é para mim, quem pode fazer a reclamação caso algo me aconteça? Devo partilhar a minha informação com alguém por segurança?
i. O titular da apólice nomeia um beneficiário, que será responsável por fazer a reclamação após o seu falecimento.
ii. O beneficiário utilizará a sua própria conta M-Pesa para aceder à função de reclamação e solicitar o pagamento do montante assegurado.

 

Para mais informações consulte:

Termos e condições

Termos de privacidade