M-Pesa, 7 anos a facilitar a vida dos moçambicanos

Mais do que disponibilizar serviços financeiros, o M-Pesa em parceria com a International Finance Corporation – IFC, realizou acções de Responsabilidade Social, onde contribuiu para a melhoria da vida dos moçambicanos. 

M-Pesa, 7 anos a facilitar a vida dos moçambicanos

O M-Pesa é o maior serviço financeiro móvel em Moçambique, com cerca de 4,4 milhões de Clientes activos, que permite realizar operações de transferência, levantamento de dinheiro e pagamento de serviços através de um celular, presente em Moçambique, desde 2013.

Mais do que disponibilizar serviços financeiros, o M-Pesa em parceria com a International Finance Corporation – IFC, realizou acções de Responsabilidade Social, onde contribuiu para a melhoria da vida dos moçambicanos. Com esta parceria foram capacitados mais de 300 líderes de opinião que junto das comunidades realizaram mais de 100 Fóruns-mulher focados na inclusão de género e educação financeira por todo país, onde foram engajados aproximadamente 1 milhão de moçambicanos com o objectivo de cultivar boas práticas e introduzir conceitos como investimento e poupança.

Adicionalmente, neste projecto, foram realizadas feiras de saúde pública e cidadania, onde foram levadas a cabo actividades de emissão de Bilhetes de Identidade sessões de testagem de HVI e tensão arterial; imunização de tétano; palestras de prevenção do HIV e planeamento familiar.

Para além do compromisso com os seus clientes e a intervenção nas causas sociais, em parceria com a TechnoServe através do projecto Business Woman Connect, o M-Pesa tem vindo a implementar programas de capacitação de mulheres, parte destas agentes M-Pesa, por forma a prover-lhes de conhecimento por meio de formações para o desempenho das suas atividades.

Estas formações incluem temas sobre educação e gestão financeira, habilidade e investimento no negócio, gestão de stock, agenciamento financeiro e habilidades de vida como sensibilização ao género, comunicação, negociação, autoconhecimento, entre outras.

M-Pesa, mais prático e seguro em tempo da Covid-19

Com o aparecimento do novo coronavírus e em cumprimento das medidas de prevenção e mitigação desta pandemia, o M-Pesa tornou-se mais preponderante e como uma alternativa segura para os milhões de moçambicanos continuarem a realizar operações financeiras, respeitando as medidas de distanciamento social.

Neste contexto e para garantir a segurança dos seus mais de 30 mil agentes – pedra basilar do negócio, bem como dos seus clientes e da população em geral, o M-Pesa distribuiu cerca de 30 mil estacões de lavagem de mãos, num investimento de cerca de 17 milhões de meticais.

Segundo Gulamo Nabi, Diretor-Geral da Vodafone M-Pesa, SA. a medida surge da preocupação com a saúde dos Agentes, clientes, assim como de todos utentes dos mercados em que o Agente M-Pesa opera. Em entrevista, Gulamo menciona: “Para nós, disponibilizar 30 mil estações de lavagem de mãos à escala nacional é um contributo tremendo para a implementação da directiva de higiene das mãos, que ajuda na prevenção da propagação da Covid-19”.

Por seu turno, Nuno Quelhas, PCA da Vodacom, mencionou que a medida enquadra-se nos esforços de investimento social da Vodacom, através da sua subsidiária Vodafone M-Pesa Sa. que no acto da entrega de alguns kits no mercado de Xiquelene, arredores da cidade de Maputo, pronunciou-se nos seguintes termos “Esta é uma maneira de sensibilizarmos a sociedade em geral, em particular os agentes e compradores dos nossos serviços, no sentido de perceber o benefício de melhorarmos todo o contexto de saúde pública e de higiene. Ao fazermos isso, acreditamos que reduzimos substancialmente o risco de passagem deste vírus que circula pelo mundo fora e aqui no nosso país”.