Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes sobre o Serviço XITIQUE

Como é que faço para activar o Xitique?

Para fazer o Xitique digita *150#, escolher a opção 7 – Xitique e segue os passos.

 

Quanto custa? É possível cancelar o serviço Xitique?

Cada contribuição (tikar) Xitique custa 2MT. É possível cancelar, no entanto há uma taxa de cancelamento de 5% sobre o valor contribuído.

 

Qualquer pessoa pode fazer Xitique? Quais são os benefícios?

O serviço está disponível para todos os clientes Vodacom que tenham uma conta M-Pesa.

Possibilidade de fazer um Xitique seguro com garantia de pagamento; garantia de cumprimento de datas de pagamento do Xitique, serviço mais eficiente em termos de custos que o Xitique que é feito nos mercados.

 

Perguntas Frequentes Gerais 

Falhei o Código do Agente ao levantar dinheiro, o que faço para recuperar o dinheiro?

Para poderes recuperar o teu dinheiro, caso tenhas inserido um código de agente incorreto, deves ligar para o 84111.

Tenha atenção, para evitar casos parecidos o M-Pesa possibilita-te verificar os dados do agente antes de confirmar o levantamento de dinheiro. Digita *150# OK, selecciona a opção 2 – Levantar Dinheiro e depois a opção 1 –No Agente. De seguida, digita o código do Agente e o valor que pretendes levantar. Por fim, digita o teu PIN, verifica o valor, o código e o nome do estabelecimento antes de confirmar a operação.

Como faço para recuperar o código da última compra de CREDELEC?

Para recuperar o codigo da tua ultima compra de CREDELEC, tens de digitar *150# OK, Opção 5 - Comprar CREDELEC; de seguida a opção 3 - Última Compra. Vais receber uma notificação e uma SMS com o código da ultima recarga.

 

Recebi uma mensagem a dizer que a minha conta M-Pesa atingiu o limite anual de entrada e saída de dinheiro. O que faço?

Caso tenhas recebido uma mensagem a alertar-te sobre o limite anual da tua conta, vai à loja Vodacom e leva contigo um documento oficial de identificação com foto (B.I., Carta de Condução, Cartão de Eleitor) e assina os Termos e Condições para poderes transacionar valores maiores sem barramento. As contas M-Pesa, assim como qualquer outra conta bancária possuem limites.

 

Como faço para transferir dinheiro do BCI para o M-Pesa e vice-versa?

Para Transferir Dinheiro do BCI para o M-Pesa é necessário que uses o Internet Banking e para Transferir do M-Pesa para o BCI Digitar *150# e seleccionar a opção 1-Transferir Dinheiro; 2. Escolher a opção 3-Para Banco e, de seguida, escolha o banco (BCI); 3. Inserir o NIB da conta, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. 4. Por fim, verificar os dados inseridos e confirmar a transacção.

 

Como faço para transferir dinheiro do StandardBank para o M-Pesa e vice-versa?

Para Transferir Dinheiro do StandardBank para o M-Pesa é necessário que uses o Internet Banking e para Transferir do M-Pesa para o StandardBank siga o seguinte procedimento 1. Digitar *150# e seleccionar a opção 1-Transferir Dinheiro; 2. Escolher a opção 3-Para Banco e, de seguida, escolha o banco (StandardBank); 3. Inserir o NIB da conta, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. 4. Por fim, verificar os dados inseridos e confirmar a transacção.

 

Cancelei 3 operações seguidas e a minha conta ficou suspensa; que faco?

Evita cancelar transacções 3 vezes seguidas. Caso tenhas ficado nesta situação, deves ligar para o 84111 e passar por um processo de validação.  Caso esta seja a segunda, terceira ou maiz vezes deve dirigir-te a loja Vodacom mais próxima.

 

O que faço para evitar ser burlalado?

Esteja atento! Nunca facultes dados pessoais a pessoas estranhas, não dês o teu PIN M-Pesa ou de contas bancárias a ninguém. Lembra-te que a Vodacom contacta os seus Clientes através do número 84111.

 

O que faço caso sofra uma burla ou a tentativa de burla?

Caso sofras alguma burla, ou uma tentativa, deves denunciar á polícia. Poderás, também, reportar a Vodacom pelo 84111, através dos links da nossa Página Oficial do Facebook https://www.facebook.com/MPesaMocambique/inbox/ pelo ou pelo Webchat https://www.vm.co.mz/Individual/Assistencia2/Mais/Atendimento-via-Chat2

Presta atenção, se receberes dinheiro por engano ou se alguém ligar-te dizendo ter transferir dinheiro por engano espera pela mensagem de confirmação ou consulta o seu saldo; se tiveres certeza da recepção do valor, pede para a pessoa ligar para o 84111 para que a operação de reversão seja feita em segurança.

 

Como faço para transferir dinheiro para uma pessoa sem conta M-Pesa ou e noutras operadoras?

Para poderes transferirdinheiro para um numero sem conta M-Pesa, digita *150# e seleccionar a opção 1-Transferir Dinheiro; 2. Escolher a opção 1-Para Digitar o número, de seguida, 3. Inserir o número do cliente, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. 4. Por fim, verificar os dados inseridos e confirmar a transacção.

 

Como faço para alterar o PIN da minha conta M-Pesa?

Para trocar do PIN da conta M-Pesa, digita *150#OK e escolher a opção “Minha conta”, de seguida a opção “Alterar o PIN”, siga as instruções. E por fim, introduza a data de nascimento sem separar ex:(10102015).

 

Como posso consultar o saldo da conta M-Pesa?

Para consulta de saldo na conta M-Pesa, digite *150#OK e escolher a opção “Minha conta”, de seguida a opção “Saldo” e coloque o PIN.

 

Como é que posso fazer levantamentos de dinheiro da minha conta M-Pesa num ATM?

 Para poder levantar dinheiro na ATM com M-PESA, deve digitar *150# ok e escolher a opção 2 que é (levantar dinheiro) e voltar a escolher a opção 2 que é (no ATM), e depois escolher 1 que é (ponto 24), de seguida vai digitar o seu PIN M-PESA. A posterior vai receber um código de 6 dígitos que tem a validade de 15 minutos. Na caixa do ATM vai pressionar o botão do M-PESA e a seguir vai digitar o seu número e efectuar o levantamento.