Vodacom lança novo posicionamento da marca
Vodacom lança novo posicionamento da marca
“Ligados temos tudobom” é a nova assinatura da operadora de telefonia móvel, que celebra a colaboração entre a tecnologia e a ambição humana
A Vodacom acaba de lançar o novo posicionamento da sua marca. “Ligados temos tudobom” é a nova assinatura, através da qual a empresa celebra o que o espírito humano pode alcançar, quando aliado à tecnologia. Desta forma, ao longo dos próximos meses, as campanhas na televisão, jornais e canais digitais irão sustentar e demonstrar a convicção da Vodacom de que a parceria entre a tecnologia e a sociedade pode construir um futuro melhor.
“‘Ligados temos tudobom’ enfatiza o ‘nós’ e como a colaboração entre o espírito humano e a inovação pode alcançar grandes resultados”, afirma Jerry Mobbs, Director-Geral da Vodacom.
“A experiência dos últimos 12 meses, durante a crise da COVID-19, demonstrou mais do que nunca o papel crítico da conectividade e da tecnologia para manter a sociedade, as empresas e os governos conectados. Como uma empresa orientada para um propósito, a Vodacom acredita fundamentalmente que a tecnologia pode melhorar vidas e este novo posicionamento dá mais impulso ao nosso propósito de que todos ligados podemos fazer crescer Moçambique e conectarmo-nos para um futuro melhor, para uma sociedade digital inclusiva e sustentável”, sublinhou Jerry Mobbs.
O novo posicionamento da marca Vodacom é inspirado em pesquisas de mercado realizadas pelo Grupo Vodafone a nível global, as quais revelaram que o papel da tecnologia é profundamente transformador na vida das pessoas. Os resultados identificaram como a tecnologia evoluiu de algo que simplesmente entusiasma as pessoas a nível pessoal para desempenhar um papel mais significativo no mundo em geral, fazendo a diferença em questões como sustentabilidade e desenvolvimento social. A título de exemplo, em 2020, a sustentabilidade aumentou em importância e em termos de requisitos de confiança dos consumidores nas suas preferências de marca, com quase oito em cada 10 pessoas indicando ser fundamental para elas.
Nos próximos meses, a mensagem “Ligados temos tudobom” da Vodacom estará em mais movimento com a expansão da sua rede, aumentando a conectividade entre as pessoas e comunidades, com a expansão dos seus serviços financeiros e apoiando a educação, saúde e bem-estar, para criar uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
A campanha “Ligados temos tudobom” terá inicio com um novo anúncio de televisão - A menina irrepreensível, que apresenta uma jovem a fazer perguntas sobre o mundo ao seu redor, sobre o papel que a tecnologia pode desempenhar na cura de doenças, na luta pelas mudanças climáticas e sobre a abordagem da inclusão digital. O anúncio, juntamente com uma série de histórias que aparecerão em publicidade impressa e digital, destacará o papel fundamental da Vodacom para ajudar a responder a essas perguntas.
A iniciativa marcará a introdução de uma identidade de marca renovada com o icónico logotipo da Vodacom e o esquema de cores vermelho. Esta mudança será executada em 30 mercados, incluindo, Moçambique, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália, Roménia, Grécia, Irlanda, Hungria, Albânia, Holanda, Portugal, República Checa, Turquia, Austrália, África do Sul, Gana, República Democrática do Congo, Tanzânia e Lesotho. Os mercados parceiros da Vodafone, incluindo Qatar e Nova Zelândia, também farão esta campanha.
Sobre a Vodacom
A Vodacom Moçambique é uma empresa de comunicações móveis que fornece serviços de voz, mensagens e dados. Iniciou a sua actividade no país em Dezembro de 2003, com o objectivo principal de oferecer uma rede móvel de alta qualidade e fiabilidade. A Vodacom Moçambique é composta por um grupo de accionistas, incluindo a Vodacom International Limited e parceiros locais.
Conta actualmente com mais de 7.7 milhões de Clientes, possuindo a maior quota de mercado do país. Neste momento, as várias tecnologias de rede cobrem até 70% da população moçambicana.
A nossa plataforma tecnológica do M-Pesa, permite que mais de 4.8 milhões de moçambicanos se beneficiem do acesso a pagamentos movéis, transferência de dinheiro e outros serviços financeiros.
O nosso objectivo é conectarmo-nos para um futuro melhor, sendo que a nossa experiência e escala dão-nos uma oportunidade única de impulsionar mudanças positivas na sociedade. A nossa rede mantêm famílias, amigos, empresas e governos conectados e desempenhamos um papel vital ao manter a economia a funcionar, bem como o funcionamento de sectores críticos como Educação e Saúde.
Como parte do seu Propósito, a Vodacom definiu 5 objectivos a serem alcançados até 2025.
1. Sociedade Digital
21 milhões de moçambicanos ligados à Vodacom
Como parte do nosso objectivo de criar uma sociedade cada vez mais digital, a Vodacom pretende expandir a sua rede para cobrir 21 milhões de moçambicanos até 2025. Este aumento da cobertura de rede, irá permitir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de Internet e ou fazer transações através do M-Pesa.
Ligados às novas tecnologias
A Vodacom é líder na inovação, o que permite ligar mais pessoas às novas tecnologias e consequentemente à melhoria de vida de todos e ao crescimento do País. Para isso, todos os anos será lançada uma inovação tecnológica. Para este ano esta definida a criação de uma aldeia digital, um modelo que pretende reinventar a conectividade no meio rural moçambicano.
2. Inclusão social
Ligados através do M-Pesa
Desde o seu lançamento em 2013, o M-Pesa ja transformou até à data, a vida de cerca de 4.9milhões de pessoas.
Esta plataforma de serviços financeiros tem como objectivo promover a inclusão financeira, através do seu portfólio e da sua vasta rede de agentes espalhados por todo país. Para tornar-se acessível à todos e contribuir cada vez mais no desenvolvimento do país, o M-Pesa ambiciona expandir o acesso a serviços financeiros para toda população acima dos 16 anos até 2025.
Ligados à educação
Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento do País. Disponibilizar as ferramentas certas para que crianças e adultos tenham acesso a uma vasta plataforma de informação que lhes permita expandir os seus conhecimentos faz parte do nosso compromisso com e para o País. Através da nossa rede e da introdução constante de novas tecnologias, a Vodacom quer criar impacto na vida de milhões de moçambicanos. Todos os anos, através do programa de investimento social Vodacom Faz Crescer, iremos levar inclusão e literacia digital às escolas secundárias do País, através do apetrechamento de salas de informática, fornecimento de Internet gratuita e conteúdos digitais, contribuindo assim para melhorar o acesso a uma educação de qualidade para jovens raparigas e rapazes.
3. Colaboradores
Ligados ao nosso talento e a igualdade de género
Desde que a Vodacom iniciou as suas operações em Moçambique, abriu espaço para a crição de novos postos de trabalho e desenvolvimento de talentos que consequentemente contribuíram para nos tornar a marca preferida da maior parte dos moçambicanos. Ao longo dos últimos anos, ficou claro que o talento e potencial dos nossos colaboradores são o activo mais importante que temos. O crescimento dos nossos colaboradores torna-nos capazes de atingir qualquer objectivo. Como parte do nosso Propósito, estabelecemos em Outubro de 2020, que 80% das nomeações e promoções serão internas até 2025 e, porque acreditamos na diversidade, igualdade de género e em atingir uma representatividade mais equilibrada, assumimos o compromisso de garantir que 40% dos colaboradores sejam mulheres até 2025. O número de colaboradoras cresceu nos últimos meses de 189 para 216 mulheres. Em termos percentuais, a percentagem de mulheres na Vodacom melhorou de 28.5% para 30.4% e, no mesmo período, foram também promovidos 14 colaboradores. Estamos a caminhar com passos firmes para atingir os nossos 2 objectivos.