Vodafone M-Pesa e FIPAG unem-se para facilitar o pagamento da água

O Pagamento da conta de água poderá ser feito a partir do telemóvel usando o serviço M-Pesa.

O Presidente do Conselho de Administração da Vodacom e o Director Geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) assinaram

O Pagamento da conta de água poderá ser feito a partir do telemóvel usando o serviço M-Pesa.

O Presidente do Conselho de Administração da Vodacom e o Director Geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) assinaram, hoje, 27 de Agosto na sede do FIPAG, em Maputo, um memorando de entendimento que traz aos clientes e consumidores um serviço prático, cómodo e simples que lhes permite efectuar o pagamento da conta da água sem que seja necessário perder muito tempo com filas de espera ou deslocações, como explicou Lucas Chachine, PCA da Vodacom.

Este novo serviço, resultante de uma parceria entre as duas instituições, permite aos clientes e/ou consumidores efectuarem o pagamento da conta da água FIPAG a partir do telemóvel de forma fácil, rápida, segura e cómoda em qualquer lugar e a qualquer hora através do serviço M-Pesa, evitando assim que estes tenham que se deslocar até aos habituais locais de pagamento das facturas e, poupando não só tempo em filas de espera e deslocações, como também custos associados às mesmas.

Sobre este novo serviço, o Director Geral do FIPAG, Pedro Paulino, afirmou: “Realizamos deste modo uma das acções primordiais inscritas no nosso Plano Estratégico. A estratégia de actuação do FIPAG passa pela introdução de meios e soluções inovadoras que permitam cada vez mais facilitar a vida das populações e dos utentes do serviço de abastecimento de água. Com esse objectivo iniciamos a implementação de soluções tecnológicas modernas, nomeadamente o M-Pesa. Com esta parceira implementamos uma solução que estamos certos de que vai conseguir cumprir aquele que é o nosso objectivo: facilitar o dia-a-dia dos moçambicanos.”

O pagamento da conta de água FIPAG através do M-Pesa é grátis, isto é, o utilizador suportará apenas o valor da sua factura de água e nenhuma taxa adicional de serviço. E, ainda pode, a partir da sua conta M-Pesa, pagar as facturas de outras pessoas que o solicitarem.

Este novo método de pagamento surge como uma oportunidade para poupar tempo numa tarefa que por vezes demora tempo maior que o desejável e, assim, facilitar a vida do povo moçambicano, que na sua maioria é já cliente de ambas as empresas.

“Trabalhamos todos os dias para levar até aos nossos clientes produtos e serviços cada vez melhores. Para podermos apurar os aspectos em que podemos melhorar, tentamos ter uma postura próxima dos consumidores e, assim, perceber de que forma podemos corresponder àquelas que são as suas necessidades. Foi desta forma que percebemos que o processo actual de pagamento da conta da água provocava alguns constrangimentos e, neste sentido, em parceria com o FIPAG, surgiu este novo serviço, um método de pagamento a partir do telemóvel de forma fácil, rápida, segura e cómoda através do nosso serviço M-Pesa”, assim descreveu Lucas Chachine, PCA da Vodacom.