Perguntas Frequentes M-Pesa

Perguntas Frequentes sobre o Serviço XITIQUE

Como é que faço para activar o Xitique?

Para fazer o Xitique digita *150#, escolher a opção 7 – Xitique e segue os passos.

 

Quanto custa? É possível cancelar o serviço Xitique?

Cada contribuição (tikar) Xitique custa 2MT. É possível cancelar, no entanto há uma taxa de cancelamento de 5% sobre o valor contribuído.

 

Qualquer pessoa pode fazer Xitique? Quais são os benefícios?

O serviço está disponível para todos os clientes Vodacom que tenham uma conta M-Pesa.

Possibilidade de fazer um Xitique seguro com garantia de pagamento; garantia de cumprimento de datas de pagamento do Xitique, serviço mais eficiente em termos de custos que o Xitique que é feito nos mercados.

 

Quais são os termos e condições do serviço?

Os termos e condições do serviço Xitique estão disponíveis AQUI

Perguntas Frequentes Gerais

Falhei o Código do Agente ao levantar dinheiro, o que faço para recuperar o dinheiro?

Para poderes recuperar o teu dinheiro, caso tenhas inserido um código de agente incorreto, deves ligar para o 84111.

Tenha atenção, verifica sempre os dados do agente antes de confirmar o levantamento de dinheiro. Digita *150# OK, selecciona a opção 2 – Levantar Dinheiro e depois a opção 1 –No Agente. De seguida, digita o código do Agente e o valor que pretendes levantar. Por fim, digita o teu PIN, verifica o valor, o código e o nome do estabelecimento antes de confirmar a operação.

 

Como faço para recuperar o código da última compra de CRTEDELEC?

Para poderes recuperar o código da tua última compra de CREDELEC, tens de digitar *150# OK, Opção 5 - Comprar CREDELEC; de seguida a opção Última Compra. Vais receber uma notificação e uma SMS com o código da ultima recarga.

 

Recebi uma mensagem a dizer que a minha conta M-Pesa atingiu o limite anual de entrada e saída de dinheiro. O que faço?

Caso tenhas recebido uma mensagem a alertar-te sobre o limite anual da tua conta, vai à loja Vodacom e leva contigo um documento oficial de identificação com foto (B.I., Carta de Condução, Cartão de Eleitor, Passaporte, DIRE, Cartão de Recenseamento Militar, Cartão de Combatente, Cartão de Desmobilizado ou Cartão de Identificação de Refugiado) e assina os Termos e Condições para poderes transacionar valores maiores sem barramento. As contas M-Pesa, assim como qualquer outra conta bancária possuem limites.

 

Como faço para transferir dinheiro do BCI para o M-Pesa e vice-versa?

Para poderes transferir dinheiro do BCI para o M-Pesa é necessário que uses o Internet Banking. Para poderes transferir dinheiro do M-Pesa para o BCI Digita *150# e seleccionar a opção 1-Transferir Dinheiro; depois escolhe a opção 3-Para Banco e, de seguida, escolhe o banco (BCI); Inse o NIB da conta, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. Por fim, verifica os dados inseridos e confirma a transacção.

Como faço para transferir dinheiro do Standard Bank para o M-Pesa e vice-versa?

Para poderes transferir dinheiro do Standard Bank para o M-Pesa é necessário que uses o Internet Banking. Para poderes transferir dinheiro do M-Pesa para o StandardBank Digitaa *150# , selecciona a opção 1-Transferir Dinheiro; Escolhe a opção 3-Para Banco e, de seguida, escolhe o banco (Standard Bank); 3. Insere o NIB da conta, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. 4. Por fim, verifica os dados inseridos e confirmar a transacção.

 

Cancelei 3 operações seguidas e a minha conta ficou suspensa; que faco?

Evita cancelar transacções 3 vezes seguidas. Caso tenhas ficado nesta situação, deves ligar para o 84111 e passar por um processo de validação.  Se esta for a segunda, terceira ou maiz vezes deves ir a uma loja Vodacom mais próxima.

 

O que faço para evitar ser burlalado?

Esteja atento! Nunca facultes dados pessoais a pessoas estranhas, não dês o teu PIN M-Pesa ou de contas bancárias a ninguém. Lembra-te que a Vodacom contacta os seus Clientes através do número 84111.

 

O que faço caso sofra uma burla ou a tentativa de burla?

Caso sofras alguma burla, ou uma tentativa, deves denunciar á polícia. Poderás, também, reportar a Vodacom pelo 84111, através dos links da nossa Página Oficial do Facebook ou pelo Webchat

Presta atenção, se receberes dinheiro por engano ou se alguém ligar-te dizendo ter transferido dinheiro por engano espera pela mensagem de confirmação ou consulta o teu saldo; se tiveres certeza da recepção do valor, liga (ou pede para a pessoa ligar) para o 84111 para que a operação de reversão seja feita em segurança.

 

Como faço para transferir dinheiro para uma pessoa sem conta M-Pesa ou e noutras operadoras?

Para poderes transferirdinheiro para um número sem conta M-Pesa, digita *150# e selecciona a opção 1-Transferir Dinheiro; Escolhe a opção 1-Digitar o Número, de seguida, insere o número do destinatário, o valor a transferir e o PIN da conta M-Pesa. Por fim, verificar os dados inseridos e confirmar a transacção.

 

Como faço para alterar o PIN da minha conta M-Pesa?

Para trocar do PIN da conta M-Pesa, digita *150#OK e escolher a opção “Minha conta”, de seguida a opção 4- Alterar o PIN, siga as instruções. Por fim, introduz a tua data de nascimento sem colocar espaços Ex:(10102015).

 

Como posso consultar o saldo da conta M-Pesa?

Para a consulta de saldo na conta M-Pesa, digita *150# OK, e escolher a opção 7- Minha conta, de seguida a opção 1- Saldo e coloca o PIN.

 

Como é que posso fazer levantamentos de dinheiro da minha conta M-Pesa num ATM?

 Para poderes levantar dinheiro da tua conta M-PESA no ATM, digitar *150# OK e escolhe a opção 2- Levantar Dinheiro, escolhe a opção 2- No ATM e depois escolhe 1- Ponto 24. Depois insere o teu PIN M-Pesa. Vais receber um código de 6 dígitos que tem a validade de 15 minutos. No ATM, pressiona o botão do M-PESA e a seguir digita o teu número e para efectuar o levantamento.